FAQ


FREQUENT ASKED QUESTIONS / PERGUNTAS MAIS FREQUENTES


Dúvidas poderão ser deixadas a qualquer tempo nesta página, na seção de comentários ou, se preferir, através do formulário contato. Para saber um pouco mais sobre nossa visão literária, recomendamos ler a entrevista no site Ebookbr clicando aqui.


O que é Quintextos?

Quintextos é uma biblioteca e vitrine virtual que vem sendo montada informalmente, mas com critério, por Helena Frenzel, que tem o gosto pela literatura como hobby e o livro livre como ideal. Não se trata de um local para promoção direta de nomes, marcas ou pessoas, porém para a disponibilização de textos de boa qualidade, sobretudo textos literários, que possam ser distribuídos gratuita e legalmente no formato Ebook.

Sou autor(a) independente e gostaria de saber como proceder para ter um ebook meu publicado no Quintextos.

Autores participantes geralmente são convidados a partir de análise prévia de sua obra e produção literária, mas nada impede que qualquer pessoa  interessada em ter um ebook editado e publicado no Quintextos entre a qualquer tempo em contato conosco para que possamos dar início a uma conversação. Cada caso é tratado individualmente, os textos são avaliados segundo critérios claramente literários, não há uma regra geral.

Quanto custa o trabalho de edição oferecido pelo site? Como funciona?

O trabalho de edição é gratuito, dado que o objetivo do projeto é disponibilizar gratuita e livremente material de qualidade para um público heterogêneo. Não cobrar pelo trabalho nos dá total liberdade para aplicar critérios que consideramos verdadeiramente literários, pois não estamos sujeitos a regras de mercado ou a contratos de qualquer natureza para decidir o que publicamos ou não. O efeito secudário do ideal do livro livre é dar chance a novos autores, sobretudo a quem tem talento, mas que por algum motivo ainda não encontrou espaço e/ou reconhecimento nos meios convencionais.

E quanto ao tamanho? Verdade que o formato ebook só se adequa a textos curtos?

Não tomo como verdade que o formato ebook se adeque a textos curtos. Essa questão do volume de leitura está relacionada ao perfil de cada leitor, independente do meio; e não devemos confundir conteúdo com meio de apresentação. Para textos mais volumosos o ebook é até mais prático, a meu ver, por razões que podem ir desde menor peso, portabilidade a facilidades de marcações e notas oferecidas pelos e-readers.  A questão do tamanho dos ebooks no Quintextos tem outro motivo: por estarmos voltados para livre distribuição, e baseados em plataformas gratuitas, importante é que os arquivos possam ser baixados e lidos a partir de diferentes tipos de conexão e por isso tentamos mantê-los dentro de um limite de tamanho, mas nada impede a confecção de ebooks mais volumosos. Cada caso é um caso e somos livres par tomar nossas próprias decisões editoriais neste sentido. Outro motivo é o tempo disponível para edição. Por vezes, a edição de um único texto mais longo pode tomar o tempo de vários outros menores, mas o que define mesmo a decisão de editar ou não um ebook mais volumoso são as qualidades literárias do texto.

Tenho um ebook já disponível em outro site e gostaria de vê-lo indicado na página OUTROS EBOOKS. Como procedo?

Se o seu ebook é para distribuição legal e gratuita, use a seção de comentários ou formulário de contato para informar um link para o mesmo. Dependendo de nossa disponibilidade, o material será lido e linkado na referida página  após avaliação. Temos como política listar apenas livros que estejam de acordo com nossos critérios e política editorial. Não trabalhamos com anúncios e não cobramos nada para fazer recomendações, o objetivo é reunir para os leitores, numa só página, links para ebooks gratuitos que já tenhamos avaliado. Não fornecemos qualquer parecer crítico, por não ser este o objetivo do site. Deixamos, quando muito, uma nota junto ao título ou um pequeno comentário (subjetivo) de recomendação.

Quais são os critérios para recomendação de um Ebook neste site?

Buscamos usar critérios literários em lugar de critérios de gosto pessoal. Observamos, sobretudo, a qualidade textual. Por exemplo: qualidade da linguagem e da escrita, relevância do conteúdo, coerência da história (ou histórias) em se tratando de ficção; e se a obra for para distribuição gratuita, tanto melhor. Avaliações e recomendações de livros ocorrem e devem continuar ocorrendo de forma espontânea pois, quanto mais independente formos, de mercado, opiniões e relações com autores, maior confiabilidade terá este site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os autores agradecem o seu comentário.